Histórias, Hinos e Canções

1- HISTÓRIAS:

1- Discurso de inauguração do C30 pelo nosso eterno presidente Benicio
"

Assunto: Discurso


Bem pessoal, confesso que saboreei profundamente emocionado, diria mesmo que tremulo, este é o termo, o primeiro contato entre a bola, símbolo Maximo de nossa união, e a grama, este imaculado leito verde, maduro por nosso suor.

Antigo sonho, recordo aqui os primeiros passos rumo ao motivo de
nosso congraçamento. "VAMOS SER PROPRIETARIOS DE UM CAMPO DE FUTEBOL”,titulo bombástico da histórica carta-convocacao que deu origem ao nosso  querido Clube dos Trinta, retrata a disposição invulgar dos voluntários, vocês, fominhas de primeira hora.

O ritmo com que o projeto foi tocado denota o empenho de cada
um. E o empenho de todos estah gravado não só na placa comemorativa, importante, porém artificial, mas sobretudo, em cada heróico tufo de grama deste nosso gigante.



Poço, cisterna, manilhas, a minha administração, novenas, promessas
por chuva, tudo feito em seu nome, balizas no nosso norte, tudo por nosso chão.

Tapete mágico, espero que o gramado nos proporcione a oportunidade de
fazer da bola nossa doce escrava, a chance de domá-la bravia ao peito, a graça de forca-la a transpor os mais estreitos vãos de pernas, a virtude de fazê-la alçar vôo em ousadas trajetórias, ou a sorte das sortes de,paradoxalmente,libertá-la as redes através  da sublime alforria do gol.

Feliz do presidente que possui uma diretoria como a minha. Gumercindo,
um vice que não conspira,trabalha caso raro em nosso país. Nelson, diretor social, um perfeito “gentleman”, comedido, fleugma britânica, representa a busca incessante do bom senso nas nossas peladas. Felipe, diretor secretario, leva para as assembléias atas praticamente prontas, confirmando ser a antecipação a sua grande virtude como zagueiro. Agenor, nosso caríssimo Avenida, diretor de esportes, incentiva como ninguém a presença de todos em sua área, ou melhor, grande área. Heleno, conselheiro de peso, sempre livre (maxi) ao meu lado direito, companheiro que nunca volta atrás em suas atitudes, só quando troca de
campo. Muito trabalho, muita discussão, mas, sobretudo, muita colaboração.

Porem, para que todo este trabalho fosse possível, duas pessoas foram
de fundamental importância. A primeira é aquela que é para mim sempre a primeira, a primeira primeira-dama do Clube dos Trinta. A Beth o meu reconhecimento, ao Vaticano proposta irrecusável para futura beatificação.

A outra pessoa a quem me refiro é a do nosso neo-perdulario diretor
financeiro, incansável parceiro na assinatura de cheques e insaciável coletor de mensalidades. Mártir dos orçamentos sub-dimensionados, refém dos balancetes trimestrais, Jorge oferece seus últimos fios de cabelo castanho a impossível causa do demonstrativo de contas. Jorge, apesar da espora de um esporão que o impede de realizar nossa
atividade fim, aprova, com seu elevado espírito de renuncia, faturas de bolas, camisas, redes, enfim toda uma gama de benefícios que ele mesmo não pode desfrutar no momento. A ele o meu muito obrigado e os sinceros votos de pronto restabelecimento.


Finalmente, caros companheiros,espero que vocês levantem os olhos pa-
ra o futuro e abaixem as mãos para os bolsos, pois esta solenidade representa para mim apenas a pedra fundamental de um projeto maior, o projeto quintal.

Deixem com o Jorge, cheque para o dia 25.

                               Muito Obrigado

                                                                                  Benicio

2- Matéria sobre os 20 anos do Clube dos 30




"Caros colegas do C30,

tenho muito claro na minha lembrança algumas passagens da inauguração do C30 ha 20 anos atrás. Tínhamos uma regra para a participação na pelada. Os 12 primeiros que chegarem ao campo jogam os dois tempos, do décimo terceiro até o décimo sexto, saem no segundo tempo para dar lugar ao décimo sétimo ao vigésimo. Cheguei nesse dia às 5 horas da manha. E pasmem em seguida chegaram o Nelsinho, Mauro e Agenor. Posteriormente, e ainda há mais de 3 horas do inicio da pelada iam chegando os demais sócios peladeiros.

Foi um domingo especial, futebol de crianças até 10 anos, futebol de adolescente até 15 anos, futebol feminino estando a Beth como centroavante do time azul e depois o primeiro  jogo inaugural dos sócios do C30.

Não quero aqui falar do jogo, do resultado, quem foi o melhor e o pior em campo, do "vai tomar no cú da bunda", das "canetas", mas sim do que é tornar o sonho em realidade.

Apostei no grupo dos fominhas que acordavam ainda de madrugada no sábado para jogar pelada no Mar do Norte e lancei o desafio de construir um campo de futebol. Além de Superintendentes, gerentes, coordenadores, peão e "agregados", eram um bando de "loucos" que começaram a depositar dinheiro na minha conta-corrente para construir esse campo.

E olha que isso acumulou com o tempo, gerando algo em torno de US$ 6 mil. Saímos entao literalmente em campo para procurar um terreno para essa aquisição. Atiramos no que vimos e acertamos o que não vimos, compramos os 5.000 m2 pensando no terreno ao lado (de frente para o C30 o da esquerda) e quando da escritura percebemos que era o da direita, mais no topo e de melhor topografia.

Como transformar uma floresta com árvores de mais de 20 metros de altura em um campo de futebol.

Santo Reginaldo, companheiro e amigo da Dirol que além de macaense de nascimento, conhecia os submundos da Prefeitura de Macaé de 20 anos atrás. Conhecia a pessoa mais importante para o que queríamos, conhecia o seu Lico, motorista da "retroescavadeira" da Prefeitura e foi aí que começou a derrubada de árvores sem licença prévia e com a "patrol" em seguida, o nivelamento do campo com o corte e aterro (um lado mais ou menos e outro esplendido).

O Hino do C30, composto pelo companheiro Gico, retrata as passagens que estivemos a frente para tornar aquele sonho em realidade.

Também recordo, quando cheguei em casa, depois daquele domingo inaugural, por volta das 21 horas, trazendo chuteiras esquecidas, resto de carne do churrasco que fizemos nos domingos seguintes, bolsas, camisas, etc, encontrei a minha centroavante dormindo e um bilhete colado na geladeira, onde ela parabenizava e destacava o meu trabalho e agora entendia o porque daquela minha dedicação, quando ainda de terno e gravata como padrinho de casamento do Sergio Fonseca sai da comemoração para de "batedor" levar o caminhão de grama através de atalho, afastando os fios existentes com um "bambu", pois não iria conseguir subir pelo caminho normal, convocar os amigos disponíveis nesse sábado para descarregar 2100 m2 de grama, retornar no domingo para iniciar o plantio da mesma, quando íamos aos domingos a tarde molhar a nossa grama, quando perturbávamos a Cedae para fazer a ligação de água, quando fomos lançar a tubulação para que a água chegasse no C30, quando íamos na Cerj para fazer a instalação elétrica, Por tudo isso a Beth concluía na sua nota que daquele dia em diante nunca mais ira reclamar das minhas ausências em casa em prol do C30.

Passados esses 20 anos, uma grande maioria de sócios fundadores foi para outras cidades e países e acompanhamos através do site as novidades e notícias do que hoje acontece no C30 e tenha certeza que me entorpece de orgulho aquilo que tinha certeza que não iria ficar apenas num sonho.

Parabéns C30 por esses 20 anos e que ainda continue enchendo de alegria a todos aqueles que hoje dão vida a esse clube, que como sempre falei está na minha declaração de Imposto de Renda junto a Receita Federal!

Comemorei meus 50 anos junto com a grande maioria dos amigos e sócios do C30 jogando futebol no Maracanã, gostaria de comemorar meus 60 anos jogando futebol no C30.

Forte abraco!!!

Benicio"



2- HINO

Hino do Clube dos 30 Macaé:
 
De trinta pés-de-cana, carnes flácidas
Um pouco idosos, beques, atacantes
GELOL em quantidade para os músculos
São gordos apesar dos adoçantes

Só senhor de meia idade
Conseguimos abafar em Mar do Norte *
Campo estreito, outra cidade
Decidimos ter um campo, nosso lote
Grama esmeralda, bem tratada, salve, salve!

Seis mil pelo terreno em área íngreme *
Trator a gente arranja e a terra desce *
O trabalhoso feito a custo mínimo *
Terraplenagem a gente agradece *
Compramos toda a grama e a terra preta
De quebra perfuramos nosso poço *
Do poço, pouca água com certeza *
Água encanada
Mandar ofício pra CEDAE, água tratada *
Manilhas para a construção civil
A CEDAE nos pediu *

Com um lado mais ou menos e o outro esplêndido *
Sem alambrado na linha de fundo *
Faturas, mais de mil, nós na miséria *
O campo é o saldo, o gol de todo mundo
Não se encerra a partida
Outro sonho, em nosso campo refletores *
Nossos postes ganham vida
Emitida nova cota pros senhores *
Casa arrumada, iluminada, salve, salve!

Pedir o valor pra PETROS, dificílimo
Estava com o empréstimo fechado
Aplico o cheque-ouro em nossas lâmpadas
Paz no futuro, pago adiantado

Mas se é para a piscina eu dobro o dote
Verás que o filho teu não molha a nuca *
Novembro e esse sol já está de morte *
'Caba a pelada
Calor subiu, um banho frio, Brahma gelada
De fibra, presa ao solo em tom de anil
A danada saiu *

"Gico"
HINO NACIONAL DO CLUBE DOS TRINTA - MACAÉ   (Comentado)
De trinta pés-de-cana, carnes flácidas
Um pouco idosos, beques, atacantes
GELOL em quantidade para os músculos
São gordos apesar dos adoçantes
Só senhor de meia idade
Conseguimos abafar em Mar do Norte (1)           
Campo estreito, outra cidade
Decidimos ter um campo, nosso lote
Grama esmeralda, bem tratada, salve, salve!
Seis mil pelo terreno em área íngreme (2)
Trator a gente arranja e a terra desce (3)                                             O trabalhoso feito a custo mínimo(4)                                                      
Terraplenagem a gente agradece (5)                              
Compramos toda a grama e a terra preta
De quebra perfuramos nosso poço (6)                                               
Do poço, pouca água com certeza (7)                                                
Água encanada
Mandar ofício pra CEDAE, água tratada (8)                                      
Manilhas para a construção civil          
A CEDAE nos pediu (9)  
                                                                        
Com um lado mais ou menos e o outro esplêndido (10)                
Sem alambrado na linha de fundo (11)                                                   
Faturas, mais de mil, nós na miséria (12)                                             
O campo é o saldo, o gol de todo mundo                                      
Não se encerra a partida(13)                                                                      
Outro sonho, em nosso campo refletores (14)                                     
Nossos postes ganham vida
Emitida nova cota pros senhores (15)                                                    
Casa arrumada, iluminada, salve, salve!
Pedir o valor pra PETROS, dificílimo
Estava com o empréstimo fechado
Aplico o cheque-ouro em nossas lâmpadas
Paz no futuro, pago adiantado
Mas se é para a piscina eu dobro o dote
Verás que o filho teu não molha a nuca (16)                                        
Novembro e esse sol já está de morte (17)                                          
'Caba a pelada
Calor subiu, um banho frio, Brahma gelada
De fibra, presa ao solo em tom de anil
A danada saiu (18)                                                           
Gico)
      
(1) Distrito de Rio das Ostras
(2) Seis mil dólares, unidade monetária da época (1992) - topografia complicada.
(3) Nossos ideais moveram montanhas, com pequena ajuda de certo vereador macaense
(4) Utilizamos mão-de-obra ociosa e equipamentos idem - Berço das PPPs
(5) Clientelismo a serviço do esporte 
(6) Não havia água encanada na região
(7) Vazão insuficiente para regar 3000 m² de grama
(8) Tivemos que vencer a burocracia da CEDAE
(9)  Tivemos que arcar com contrapartida ao projeto
(10)  Por conta da terraplenagem, a grama pegou mal na área de corte e bem na região de aterro
(11) Como tínhamos Agenor chutando a toda hora, precisávamos de um exército de gandulas
(12) A taxa de juros da época era muito superior à atual. Não recomendava investimentos
(13) Já sabíamos fazer metáforas nessa época
(14) Participação na Eletrificação Rural
(15) Endividamento superior ao permitido atualmente pela Lei de Reponsabilidade Fiscal
(16) Duplo sentido - Lâmina d'água ridícula - perigo de insolação e desidratação
(17) Mês de inauguração da piscina
(18) Piscina de segunda mão, presente do benemérito Jorge Esporão, em férias  na Itália, ausente à solenidade.
     
Forte abraco!!!  (Benico)

        

3 - CANÇÕES:

3.1 - Canção do Ailton


AILTON TORRES 

Letra: Josafá Souza
Musica: Josafá Souza


Vamos recordar Ailton Torres
Mulato Forte
Desportista  e Jogador.
“Ex-jogador  !!! “

Entregou-se a bebida
Aumentando seu sofrer, sem amor
Sem amor, sem carinho
Ailton Torres morreu na solidão

Ailton Torres, esse seu povo
Quer falar só de você
Da sua vida, suas lutas e suas glórias
Que hoje canta com amor e gratidão
Quanta emoção.

Ailton torres, entregou-se a bebida
Aumentando seu sofrer, sem amor
Sem amor, sem carinho
Ailton Torres...... morreu na solidão 






Declaração do autor: 
“Obra criada por pura inspiração no momento em que dava uma barrigada. Escrita num pedaço de papel higiênico que  juro ainda não tinha sido usado. Ou seja em um momento só,  fiz duas cagadas, digo obra.”


Propriedade C30  Macaé

 

3.2  Paródia editada ao ritmo de “Águas de março”, de Tom Jobim, cantada por Elis Regina

STD apresentou no Encontro de Portobello Grupo João & Benicio 2016

CLUBE DOS 30

É Mauro, é Nelson, é Benicio, é Jeffinho,
É Paulo Lourenço, Badô, Tadeuzinho.
É Ricardo, é o Gico, Iodir, coisa e tal.
É Armando, é Reinaldo, é Jandir, é Tatau.
É pelada no campo, noite de terça-feira,
Paiva, Medeiros, é a partida primeira,
É o hilario Popão, sempre lá na banheira,
É o Paulo Carvalho, você queira ou não queira.
Veio Zuza rachando, bateu de primeira,
É o vovô Everaldo em fim de carreira,
É a festa junina que foi pioneira,
No Clube dos 30, no fim da ladeira.
É o Cachorra, é o Gaston e a classe estrangeira,
Mauro “C” acenou, eu tô com caganeira !
Olha a bola no céu, Agenor deu chutão,
Todo duro acossou, Tadeuzão tá no chão !
No apito do “Gordo”, fora um minutinho !
No rosto do “Todo”, desgosto. Tadinho !
É o Guilherme, é o Júlio, é o fim do confronto.
Sábado no Durval, novo ponto de encontro.
É Linard, é Gugu e suas lentes brilhando,
É Boinard, é Lulu que saem comentando,
É Jandir rebatendo o que o Josa declara,
E a famosa laranja do Manoel Jajara.
É o projeto da sede, este ano eu deslancho,
É “Aloisio” de fora, é o gancho ! é o gancho !.
É um caso, é um conto, é um papo, é um tan tan !
É um belo churrasco no fim da manhã.
É o Clube dos 30 do meu coração,
E as promessas ouvidas a cada gestão.
É o Gustavo, é o Rui, é Barrão, é Seu Zé,
É saudade do Môni, do Lastres, do André,
É o Clube dos 30 do meu coração,
E o Jorginho atuando na oposição.
É Mauro, é Nelson, é Benicio, é Jeffinho,
É Paulo Lourenço, Badô, Tadeuzinho,
É um caso, é um conto, é um papo, é um tan tan,
E tira-gosto servido para toda a clã,
É o Clube dos 30 do meu coração,
E as promessas ouvidas a cada gestão.

(Falado) Mauro, Edison, Nelson, Jorginho, André, Todo, Armando, Jeffinho, Josafá, Gico,
Júlio, Tatau, Paiva, Benicio, Rui, Federal.

É o Clube dos 30 do meu coração,
E as promessas ouvidas a cada gestão.

Papadaba A, Parabadiba DA, Zazaziza A, Ananina NA

É o Clube dos 30 do meu coração,

E as promessas ouvidas a cada gestão.



4- DA ORAÇÃO:


Filme de 15 de novembro de 2012





5- O CLUBE:










- As seleções votadas pelos atletas

2012
C30 - VOTAÇAO SELEÇAO 2012
Gol
Fabio
Zagueiro
Ala DireitaMarcelo BzAla esquerda
NiloCabeça de áreaAriano
RomuloAgenor
MeioMeio
Bruno FluVasco
AtacanteMarcyo
Sadan
Atacante
Teo
Josafá
Juiz
Iodir

Um comentário:

  1. Ai Josafá qdo teremos o prazer de ler suas Resenhas novamente?
    Estão tentando imitar seu jornal, mas vc com certeza é imbatível, tanto nos comentários , quanto na alegria
    Parabéns pelo seu Botequim, muito bom!!!!
    um abraço

    ResponderExcluir