terça-feira, 8 de dezembro de 2015

1 – Resenha de Amigos do João e Benicio Canela/RS de 05 de Dez de 2015
Por Iodir

Canela/RS estava pequena para conter o entusiasmo e a satisfação do reencontro do grupo “Amigos do João”, agora “Amigos do João e do Benicio”. Só sei que era uma alegria só. Muitos abraços, longos papos, esposas presentes e felizes, bebericos, todos mostrando que estavam preparados fisicamente para o grande evento do dia seguinte, e assim já muito tarde de uma sexta-feira e meio tontos se entregaram nos braços de Morfeu.


Dia seguinte, um sábado lindo com sol, logo cedo, no campo do Esporte Clube Serrano, foram chegando os atletas com suas chuteiras tinindo e a ansiedade de garoto na alma, afinal estavam representando grandes agremiações, o Bayern de Munique, Borussia Dortmund, Paris Saint-German ou o Olympique de Marseille. E ainda, estariam colocando mais uma vez em campo toda sua vida futebolística, e que vida hem...

O campo de futebol muito bonito, estava preparado para o grande evento, estranhamos a marcação do campo para futebol americano, afinal nosso bom Josafá foi quem fez a vistoria no dia anterior. Tudo bem. Ele explicou que depois de uma feijoada regada a muita cerveja e caipirinha confundiu um pouquinho as linhas, e achou que estava tudo certo. 
       



Thais com sua simpatia, dedicação e organização entregou a cada jogador o seu uniforme (lindos por sinal, parabéns Rudimar e Monir). Aí aquela ansiedade de garoto foi passando pois estavam em campo, uniformizados e escalados para jogar. Agora era só entrar em campo e desenvolver suas habilidades de “meia idade, gordos apesar dos adoçantes”.

Consultado o arbitro das partidas, nosso grande, mas grande mesmo Heleno, sobre a marcação do campo ele disse: vamos pro jogo?!?!. a pequena área é virtual somente eu é quem enxergo, vim com um óculos especial e não aceito reclamação, e assim foi feito.

Primeiro jogo Bayern de Munique (Galvão, STD, Ailton Torres, Jorginho C, Pietrangelo, Tadeuzão, José Augusto, Teofilo, Belotti, Renato)  x  Borussia Dortmund (Galarza, Beltrão, Murilo, Agenor, Mauro, Carminatti, Adelson, Caino, Irani, Peixe, Benicio, Fofucho).

No início o Bayern estava bem distribuído em campo e parecia superior ao Borussia. Várias arrancadas com seus atacantes velozes Teo e Belotti, alimentadas por Tadeuzão, Renato e Pietrangelo mas paravam, ou nas defesas do Goleiro Galarza / Galvão ou na zaga de Murillo, Agenor, Mauro e Adelson. Mesmo assim conseguiram fazer dois suados gols com o Teo. Por sua vez o Borussia ia na “velocidade” de Benicio, na bola bem dominada de Carminatti, em um gol achado de Carminatti, nas espetadas de Irani e nas gingas e malandragens de Peixe, só que tinha um problema, como escapar da zaga composta por STD (com sua caneleira dourada, maior que sua canela puro-osso), e passar pelo malandro Ailton Torres (mulato forte, desportista e jogador), então amigo era tomar porrada em cima de porrada. Assim o Borussia soube aproveitar, no final do segundo tempo, depois de outra entrada de quem..? de quem..? dele, Sergio Todo Duro(STD), derrubou o Peixe, e sacudia as mãos e com cara de inocente dizia ao implacável juiz “... eu nem encostei nele..”.  Mas as marcas da caneleira de ouro estavam lá, justamente na canela do Peixe. E assim num penalty, muito bem marcado pelo juiz Heleno, dentro da imaginária pequena área, o craque Benicio, que estava em campo fazendo seu pré-operatório, e só podia ser ele para bater o penalty, certeza de gol. Aí o juiz autorizou, silencio na galera, com a tranquilidade de sempre jogou Galarza para um lado e bola no outro,  que golaaaaço. E aí euforia, jogo empatado como ele gosta, galera jogando ele pro alto vibrando, esquecendo que o homem estava contundido.  Logo foi substituído, mancando, não se sabe se pelo agarramento ou por sua contusão, ou pelo transbordamento de alegria.

Segundo Jogo Paris Saint-German (Galvão, Brandão, Claudio Graça, Flavio, Nilo, Camerini, Fofucho, Jeferson, Rudimar, Josafá)  x   Olympique de Marseille (Galvão, Jandir, Robson, Jose Walmir, Monir, Nelsinho, Tadeuzinho, Iodir, Vasconcelos, Waschington).

O Olympique de Marseille sabia que teria muitas dificuldades, afinal teria que ser feito vários arranjos no time para poder enfrentar de igual o time do Paris Saint German que estava com todas as peças encaixadas nas posições.  Mas a estratégia do Olympique deu certo e podemos dizer que dominou o primeiro tempo, surpreendendo o Paris. Uma zaga bem composta com Waschington, Jandir e José Walmir  e uma boa atuação de Vasco, Tadeuzinho e Monir que trocavam passes e alimentavam o ataque com Nelsinho e Iodir que constantemente estavam de cara com o goleiro, fizeram logo um belo gol com uma deixada de bola rasteira de Iodir Para Nelsinho e outras bonitas jogadas que, infelizmente, não foram transformadas em gols. Aí não teve jeito o Paris se organizou, mudou algumas posições dos jogadores, tipo Zoiudo pra ala, Nilo mais encostado em Nelsinho, Camerini livre para marcação cerrada em Iodir, posicionou melhor o Claudio Graça, Rudimar para o meio, Fofucho flutuando, o Josafá que conhecia as marcações do campo, e assim foram saindo os gols do Paris. Olympique se perdeu e Tadeuzinho ainda tentou algumas reações, mas uma gripe forte não o deixou se movimentar tanto, sobrecarregando Vasco que jogava bem e Monir. Waschington sentindo uma contusão não voltou para o segundo tempo entrando o companheiro Robson que se esforçou na ala, mas Josafá aproveitando que ele estava fora de ritmo deixou seu golzinho por aquele lado. A verdade é que o jogo foi sério, viril, bem disputado, ninguém queria perder, no final não teve jeito vitória por 5 a 1 do Paris Saint-German, para tristeza de Benicio, o rei do empate.

As esposas, filhas e agregadas estavam mais felizes ainda, pois além das compras, do Natal Luz de Gramado e de prestigiarem o futebol do grupo, tinha também uma rede de voley, armada na lateral do campo, comandada por Bety e Augusta. Uniformizadas com camisas personalizadas rosa ou azul disputavam partidas e mais partidas de voley. Quem ganhou??  todas, pois sentiram-se bem e o congraçamento foi geral.
    

Todos felizes partiram para o almoço de confraternização, para as curtas resenhas, as piadas, os choros, os hinos, músicas de Irani, e as lembranças.  Comandado por Josafá e Peixe o cerimonial foi perfeito com entrega das bolas para os destaques dos Jogos (Tadeuzão, Peixe, Galvão, Iodir e Heleno)  e no Voley (Augusta e Denise).



Com as palavras do Presidente Benicio sobre o evento e no final dando boas-vindas aos novos participantes Fofucho e Renato além da leitura do e-mail do Renato, que levou muitos às lágrimas, encerrou-se o grande evento “Amigos do João e Benicio” em Canela, mas, já marcado para 2016 o evento “Amigos do João e Benício” em Natal (RN).
  
  Destaques
1.       De fazer inveja a Arnaldo Cesar Coelho, o nosso árbitro europeu Heleno foi nota dez. Deixou a bola andar, falta, só as violentas. Não deu ouvido às tradicionais reclamações e xingamentos de Nelsinho, Rudimar, Peixe, Mauro e Belotti. Colocou minuto fora os de entradas mais forte e conseguiu levar as partidas até ao seu final.
2.       Todos os atletas que mostraram que de alguma forma se prepararam fisicamente para o jogo, pelo menos a maioria aguentou os dois tempos e ninguém saiu contundido com distensões conforme eventos anteriores.
3.       A enorme caneleira dourada do STD, em contraste com sua fina canela, puro-osso, mostrando para os atacantes que não estava ali para brincadeiras, viu Peixe.  
Publiiique-seee

Resultado 
2 (gols)
2
5
1
Time
Bayern de Munique
Borussia Durtmund
Paris Saint German
Olympique de Marseille
1
Galvao
Galarza
Peixe
Galvão
2
STD
Beltrão
Brandão
Jandir
3
Ailton Torres
Roberto Murilo
Claudio Graça  1
Robson
4
Pietrangelo
Agenor
Flavio
Jose Walmir
5
Tadeuzão
Mauro
Nilo
Monir
6
Jose Augusto
Carminatti        1
Camerini
Nelsinho              1
7
Teofilo            2
Adelson
Fofucho           1
Tadeuzinho
8
Belotti
Caino
Jeferson
Iodir
9
 Renato
Irani
 Rudimar          2
Paulo Vasconcelos
10
 Jorginho C
Peixe
 Josafa            1
Waschington
11

Benicio           1


12

Fofucho          






Juiz
Heleno




Nenhum comentário:

Postar um comentário